O câncer de próstata é a neoplasia maligna mais comum entre os homens. A próstata é uma glândula  localizada na parte baixa do abdômen e à frente do reto. A doença ocorre quando células dessa glândula começam a se multiplicar de forma desordenada.

Sintomas

Geralmente, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas na fase inicial. Alguns pacientes podem, inclusive, nunca ter sintomas. Por isso é fundamental que a partir do 40 anos, quando os fatores de risco aumentam, homem faça exames preventivos de rotina, para que haja a detecção precoce. Quando o tumor maligno cresce, os sintomas mais comuns estão relacionados à dificuldade para urinar, com urgência, dificuldade e levantar várias vezes à noite para ir ao banheiro.

Prevenção

Como se prevenir?

Dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura;
Consumir tomate;
Pelo menos 30 minutos diários de atividade física;
Manter o peso adequado à altura;
Diminuir o consumo de álcool;
Não fumar;
Homens a partir dos 40 anos devem realizar exames de rotina;
Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará outros exames necessários.

Tratamentos

De acordo com a fase do tumor e as características do paciente, o médico poderá definir quais as melhores formas de tratamento. Nos estágios iniciais da doença (tumores localizados e localmente avançados) a prostatectomia radical é indicação ouro. Consiste em uma cirurgia para retirada da próstata e apresenta altos índices de cura podendo restaurar totalmente a saúde do homem.

Texto desenvolvido pelo Dr. Cristiano Paiva, Especialista em Urologia – caso você deseje agendar uma consulta acesse: https://ipok.app/profissional/cristianopaiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *