Publicado: 1 de julho de 2012 | Autor: Redação

Lecitina de soja

A lecitina de soja é uma importante substância que auxilia na manutenção do funcionamento das células nervosas favorecendo a memória e ainda regula o metabolismo de gorduras por todo o organismo.

O que é lecitina de soja?

A lecitina de soja é um nutriente de origem vegetal obtida através do processo de moagem, mistura e aquecimento do grão de soja até a formação de um líquido cru, que será processado de acordo com a finalidade de consumo necessária. Esta substância ganha espaço e notoriedade entre os profissionais de saúde, por ser uma fonte natural de fosfolipídeos, triglicerídeos e ácidos graxos insaturados.

Formas de apresentação da lecitina de soja

A lecitina de soja é mais facilmente consumida em forma de cápsulas, mas também pode ser desidratada em laboratório até a obtenção de um pó amarelado, para que seja adicionado à dieta alimentar, através de bebidas e cereais.

Como a lecitina de soja atua em nosso organismo?

É associado a lecitina de soja o poder de quebrar o colesterol ruim (LDL) em partículas menores, o que facilita a eliminação e o transporte desta gordura, evitando seu acúmulo pelo organismo. Uilizada como suplemento alimentar em diversas culturas e, agora no Brasil, ganha o status de alimento funcional por conter a presença notável de diversos nutrientes denominados fosfolipídeos. Estes nutrientes presentes na lecitina de soja auxiliam na manutenção da fisiologia das células nervosas e na regulação de níveis de gordura por todo o organismo.