Publicado: 1 de julho de 2012 | Autor: Redação

Fibra de trigo

A fibra de trigo é um nutriente importante no cambate a doenças crônicas não transmissíveis como a obesidade e hipertensão. Saiba como melhorar sua qualidade de vida com o consumo de fibra de trigo.

A fibra de trigo faz parte da categoria das fibras alimentares insolúveis, ou seja, trata-se de uma substância extraída da parede celular dos vegetais que não são digeridas pelas enzimas digestivas humanas.

Benefícios das fibras insolúveis do trigo

O principal efeito fisiológico das fibras insolúveis, presente também na fibra de trigo, é a aceleração do transito intestinal e a extrema capacidade de retenção de água, uma vez que a maior parte das fibras insolúveis não se degrada no cólon e pode reter água dentro de uma matriz, facilitando a evacuação (Nestlé Nutrition Services, 2000).

A fibra de trigo é mais uma substância aceita como alimento funcional no brasil, pois seu consumo está relacionado a prevenção de diversas doenças crônicas não transmissíveis como o diabetes, a hipertensão, a obesidade e alguns tipos de câncer. Ingerir 10 gramas de fibras de trigo por dia, reduz em 14% os riscos de acidentes coronários e de 27% no risco de morte cardiovascular.